sexta-feira, 9 de julho de 2010

EXPOCRISTO MARCA CRESCIMENTO DO MERCADO CRISTÃO NO SUL DO BRASIL.

A Expocristo, que se realiza em Curitiba desde a quarta-feira (7) e encerra dia 11, é uma mostra do crescimento de um tipo de público consumidor em franco crescimento: os cristãos. “Os principais ramos de negócios já se despertaram para a importância das feiras na divulgação dos trabalhos e estabelecimentos de novas parcerias. Agora chegou a vez dos empresários cristãos apostarem nos eventos e, com eles, confirmarem o vigor do mercado de produtos cristãos”, afirma o presidente da Associação Nacional de Livrarias Evangélicas (ANLE), André Santos.
Os números confirmam o boom do segmento gospel. Em 2004, segundo a ANLE, o faturamento do setor foi de R$ 750 milhões. “O cristão sempre foi um cliente fiel de produtos com motivos e mensagens de Deus. A diferença é que agora o setor se profissionalizou e, assim, expandiu ainda mais”, avalia o presidente da ANLE.
O empresário acredita que além dos investimentos, outra importante causa do crescimento da venda de produtos cristãos é o próprio aumento do número de evangélicos no país. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o número de cristãos evangélicos cresce quatro vezes mais que a população em geral. Em 2000, 15,4% das pessoas afirmavam ser evangélicas.
A movimentação de público e vendas atraiu a atenção da imprensa paranaense. Mais de dez reportagens foram exibidas em telejornais do Paraná em emissoras como Globo, Band, Record e Canal 21. Importantes veículos jornalísticos impressos do Estado, como a Gazeta do Povo, O Estado do Paraná e a Folha de Londrina também fizeram a cobertura do evento.

Preferência do consumidor – Apesar das inúmeras novidades e diversidades de produtos, o item mais vendido permanece sendo a Bíblia. Segundo a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), uma das participantes da feira, sete milhões de exemplares são vendidos por ano no país. São Bíblias de todos os tamanhos, versões de linguagem e preços. As mais simples saem por R$ 5, enquanto as mais sofisticadas, com estudos teológicos, podem custar mais de R$ 300. A SBB também tem Bíblias em braile e tupi-guarani. O sucesso do livro mais antigo já editado no mundo também alcança o exterior, com quase 3 milhões de exemplares exportados para 34 países.
Além das Bíblias, outro produto bastante comercializado é o CD. A indústria fonográfica gospel movimenta R$ 120 milhões ao ano. De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Disco, o estilo musical é terceiro lugar na preferência de todo o público que compra CD no Brasil entre todos os gêneros de música. Na Expocristo, importantes gravadoras e distribuidoras do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro tiveram estandes. Além de um espaço para a venda de produtos, as empresas aproveitaram para divulgar os lançamentos e artistas revelações.
Empresas tradicionais do mercado editorial também têm estandes na Expocristo. É o caso da Editora e Livraria Luz e Vida, com sede em Curitiba. O artigo mais vendido é o novo filme do personagem de histórias infantis Smilingüido. O DVD Histórias de Formiga narra as ações do Smilingüido para mostrar aos amigos que vale a pena falar a verdade.

Serviço

Expocristo 2007

O que: 3a. Feira Nacional de Produtos Literários e Fonográficos Cristãos
Data: 06 a 10 de junho
Local: Marumby Expocenter – Curitiba
Coordenação: MLF Produções e Eventos – Marisa Lobo
Informações e reservas: (41) 33670556 / 91430494/91321494

expocristo@expocristo.com.br. / http://www.expocristo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário